cURL Error #:Could not resolve host: woocommerce-marketplace.com O que é Terroir? - P. Fonseca

O que é Terroir?

O que é Terroir?

Segundo a WINEPEDIA, terroir é uma das palavras mais usadas no mundo do vinho e, provavelmente, uma das menos compreendidas pelos leigos. E não é para menos. Entender esse termo é complexo por não ter nenhuma palavra equivalente para a tradução do seu significado. Isso em qualquer outra língua, não apenas no português.

Falar de terroir é falar de um conjunto de fatores  como topografia, geologia, pedologia, drenagem, clima, microclima, castas, intervenção humana, cultura, história, tradição. Todos eles juntos, somados, engarrafados.

A definição da palavra terroir é muitas vezes confundida com explicações bem simplistas, mais genéricas, como regionalidade ou mesmo a tipicidade de terrenos. Mas não se confunda! A região é definida pela geografia (latitude, longitude, altitude) e é uma das variáveis do terroir e não sua definição.

Todas as outras são necessárias para compor o terroir. Inclusive, sem a ação do homem não há terroir. O fator humano é indiscutivelmente uma variável muito importante na concepção do termo. É um dos seus pilares. O homem tem como função e atributo ajudar a natureza a exprimir suas melhores qualidades para resultar no melhor vinho. Assim como um mau produtor pode não conseguir fazer um bom vinho, mesmo com um terroir excelente.

Há quem defenda que um terroir consegue transferir para o vinho um gosto único e próprio. Há ainda quem defenda que é apenas misticismo. Uma coisa é certa: esse termo começou a ser cunhado no Velho Mundo, mas já traz resultados incríveis no Novo Mundo.

O terroir e o conceito de qualidade que lhe é atribuído só são possíveis através de ação humana bem gerida e orientada. É o melhor da natureza com o melhor do homem. Tanto que terroir só pode ser entendido quando o solo, o clima e a videira são levados em consideração simultaneamente pelo homem.

Pesquisas recentes sugerem que fungos e bactérias encontrados em cascas de uva, incluindo as leveduras que desempenham um papel na fermentação espontânea, também podem contribuir para a composição do terroir. Isso significa que cada vinho tem um indicador biológico único de onde é e até mesmo em que ano foi feito. Bacana, não é mesmo?

TIM TIM

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *